Veja as orientações passo a passo e saiba como transferir créditos da Nota Fiscal Paulista pelo app do programa
A Nota Fiscal Paulista conta com cada vez mais participantes a cada dia, já que os cidadãos do Estado de São Paulo perceberam que podem ter razoável retorno financeiro e, claro, que as suas compras se tornam muito mais seguras.
Administrado pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, a NFP serve para incentivar os consumidores a pedir a nota fiscal nos estabelecimentos. Com isso, a quantidade de sonegação fica bem mais baixa.
Como funciona a Nota Fiscal Paulista
Esse programa fiscal se baseia todo no recolhimento do ICMS, que é gerado em determinadas prestações de serviços e vendas.
O consumidor precisa fornecer o seu número de CNPJ ou de CPF e, com isso, uma porcentagem específica do que foi recolhido de ICMS retorna para ele e pode ser usada no pagamento do IPVA ou ser sacada.
O motivo de a Sefaz SP criar esse programa foi barrar a sonegação de impostos: muitas empresas prestavam serviço ou vendiam coisas sem emitir nota fiscal, o que era uma tática para que o imposto ICMS não fosse cobrado.
Isso era possível porque boa parte dos consumidores não exigia essa nota, principalmente se era um valor baixo ou algo que não teria o risco de precisar de troca.
A solução da Secretaria da Fazenda de São Paulo foi estimular os consumidores a querer essa nota fiscal, ainda que nas compras mais baixas.… Clique aqui para ler o artigo completo