Como transferir créditos da Nota Fiscal Paulista para conta corrente da Caixa

Você sempre pede Nota Fiscal Paulista quando faz compras, mas ainda não sabe como transferir créditos da Nota Fiscal Paulista para conta da Caixa?

Pois fique sabendo que você não é o único que possui essa dúvida. Afinal, quando o assunto é a transferência de crédito é comum que muitas questões apareçam.

Sendo assim, este artigo foi criado com o intuito de deixar isso muito mais claro para você. Leia com atenção e confira um passo a passo bem simples de como transferir créditos da Nota Fiscal Paulista para conta corrente da Caixa.

Uma boa dica aqui é, se você já tem uma quantidade de créditos a ser transferida, já ir seguindo os passo conforme lê cada um deles.

Além de ser mais prático, você também perderá mesmo tempo! Continue a leitura e fique por dentro de tudo sobre transferência de créditos da Nota Fiscal Paulista.

Boa leitura!


O que é a Nota Fiscal Paulista?

Caso não saiba, a Nota Fiscal Paulista foi criada pelo governo de São Paulo com o intuito de fazer com que a maioria dos consumidores começasse a exigir o documento fiscal no momento da realização de uma determinada compra.

Mas, por que isso é tão importante? Para evitar a sonegação fiscal.

Como forma de incentivo, ao pedir a Nota Fiscal Paulista o consumidor ganha alguns créditos, os quais dependem diretamente do valor que ele gastou nos lugares. Esses créditos são dados tanto para os cidadãos quanto para as empresas.

Confira abaixo algumas vantagens de pedir Nota Fiscal Paulista na hora de uma compra:

  • Conseguir desconto no valor final do IPVA;
  • Conseguir participar de diferentes sorteios;
  • Ter uma parte dos impostos pagos restituída;
  • Utilizar os créditos que você ganhou da forma como quiser;
  • Reduzir cada vez mais o índice de sonegação fiscal.

É válido ressaltar que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso fazer o cadastro no programa para que seja possível conseguir créditos.

Na verdade, é necessário falar que você deseja a Nota Fiscal Paulista e falar o seu CPF ou CNPJ da empresa no momento em que estiver fazendo alguma compra.

No entanto, para conseguir ver os seus créditos e transferi-los, é sim preciso fazer um cadastro no site oficial da Nota Fiscal Paulista. Para se cadastrar basta fornecer algumas informações pessoais básicas.

Todo o procedimento é realizado online, ou seja, você nem precisa sair de casa.

 Como transferir créditos da Nota Fiscal Paulista para conta corrente da Caixa


Como fazer a consulta dos créditos da Nota Fiscal Paulista

Antes de saber como transferir créditos da Nota Fiscal Paulista para conta corrente da Caixa, você precisa saber como fazer a consulta de créditos.

Afinal de contas, é preciso ter um valor mínimo para que seja possível fazer essa transferência.

Sendo assim, veja rapidamente como é possível fazer essa consulta dos créditos:

  1. Entre no site oficial da Nota Fiscal Paulista e clique na opção “consumidor”. Feito isso, digite o número do seu CPF ou aquele que você usa na hora as compras, e a senha que criou quando fez o cadastro;
  2. Depois, selecione a opção “consultar”, coloque o semestre desejado, ou selecione “consulta avançada” para conseguir informar um período de tempo diferente do que aqueles que já aparecem. No final, clique na opção “consultar”;

Pronto, o próprio sistema já irá te mostrar todas as notas fiscais que você solicitou na hora das compras. No entanto, nesse primeiro momento não será possível ver os valores de cada uma delas.

Isso só acontece a partir do momento em que a sua primeira transferência for creditada na sua conta poupança ou corrente.

Além de tudo, também vale ressaltar que aqueles créditos que dizem respeito aos meses de janeiro até junho serão disponibilizados somente depois do mês de abril do próximo ano.

O mesmo acontece com os créditos do segundo semestre – julho a dezembro -, os quais aparecerão apenas depois de outubro do próximo ano.

Como transferir créditos da Nota Fiscal Paulista para conta corrente da Caixa


Passo a passo para transferir créditos da Nota Fiscal Paulista para conta corrente da Caixa

Agora que você já sabe o que é a Nota Fiscal Paulista e também já aprendeu como consultar os seus créditos, é hora de entender como transferir créditos da Nota Fiscal Paulista para conta corrente da Caixa, certo?

Apenas não se esqueça de que, conforme explicado antes, os créditos do primeiro semestre somente ficam disponíveis a partir de abril do próximo ano, enquanto que os do segundo semestre aparecem só após o mês de outubro do próximo ano também.

Além disso, é possível utilizar os créditos da Nota Fiscal Paulista para as seguintes coisas:

  • Depositar o valor disponível um uma conta corrente da mesma titularidade do CPF do consumidor;
  • Depositar o valor disponível um uma conta poupança da mesma titularidade do CPF do consumidor;
  • Pagar o IPVA do veículo do consumidor, caso ele possua um.

Veja a seguir então um passo a passo de como transferir créditos da Nota Fiscal Paulista para conta corrente da Caixa!

Passo 1: Entre no site da Nota Fiscal Paulista

Em primeiro lugar, você deve acessar o site da Nota Fiscal Paulista: https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login.aspx, colocar seus dados e clicar na opção “conta corrente” e depois selecionar “utilizar créditos”.

Passo 2: Escolha a forma de utilização

Feito isso, o próximo passo é escolher qual a forma de utilização do crédito, a qual pode ser tanto para transferência em conta corrente ou em conta poupança. No seu caso, é só selecionar “conta corrente” mais uma vez.

Passo 3: Escolha o banco

Depois de selecionar a opção “conta corrente”, é necessário selecionar o banco no qual você possui uma conta. Nesse caso, Caixa Econômica Federal.

Depois que escolher a opção “Caixa”, coloque o número da sua agência e da sua conta, junto com os dígitos também, conforme for solicitado.

Na primeira transferência, o valor será definido pela Nota Fiscal Paulista, ou seja, você não possui escolhas.

Entretanto, depois dessa já será possível escolher o valor a ser transferido, respeitando o valor máximo dos seus créditos, é claro.

Passo 4: Selecione confirmar

Por fim, o último passo de como transferir créditos da Nota Fiscal Paulista para conta corrente da Caixa é selecionar a opção “confirmar”. Pronto, dentro de algumas horas o valor já estará na sua conta corrente da Caixa, é só aguardar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *