Como transferir os créditos da Nota Paulista para o IPVA

Sem dúvidas, a Nota Fiscal Paulista é um programa que traz bons benefícios para o consumidor. Esta é uma forma de recuperar aquele dinheiro gasto com impostos na hora de pagar uma mercadoria.

Após o estabelecimento recolher o ICMS em cima da venda, a Secretaria da Fazenda irá, de forma quase que automática, depositar na sua conta da Nota Fiscal Pta, uma porcentagem do imposto. Sendo assim a parcela depositada poderá chegar até 20%, dependendo do valor da compra.

Créditos para o IPVA

Diferente da opção de transferir seus créditos para sua conta bancária, onde é preciso ter mais do que R$ 25,00, a utilização dos créditos da Nota Paulista para o IPVA não exige essa quantia. Sendo assim, já se torna mais fácil realizar esse procedimento.

Para essa operação você terá de seguir alguns passos, são simples e fáceis, porém importantes para obter sucesso no procedimento. Entenda, com ajuda detalhada, o que deve ser feito.

Passo a passo para transferir os créditos

Como transferir os créditos da Nota Paulista para o IPVA

1º Passo – acesso ao cadastro

1. Como em qualquer operação online, você deverá logar no sistema, com seu CPF e senha cadastrada.

2. Dando continuidade, entre no site www.nfp.fazenda.sp.gov.br, vá até a área “Consulta” e digite seu CPF.

3. Logo em seguida você será direcionado para outra tela. Nesta, provavelmente não precisará digitar novamente o seu CPF, mas com certeza será preciso colocar sua senha e escolher seu perfil, entre as opções de perfil estão essas:

  • Usuário PROCON
  • Contabilista
  • Fazendeiro
  • Contribuinte ICMS
  • Consumidor

Escolha a opção “Consumidor” e clique em “Acessar”.

Bom, se até agora você não ficou com nenhuma dúvida, deu tudo certo, então siga para o segundo passo deste procedimento.

2º Passo – transferir os créditos

Depois de acessado o sistema, é hora de começar o processo para descontar o valor do IPVA com seus créditos da Nota Paulista.

1. Procure a opção “Utilizar Créditos” no menu principal e clique nela.

2. Em seguida, irão aparecer para você as formas de como você poderá usar esses créditos, sendo possível transferir para uma conta corrente ou uma conta poupança. Além desta opção você terá também o direito de usar o seu saldo para abater no valor do IPVA.

3. Sendo assim, selecione a opção referente a descontar no IPVA do ano seguinte.

Depois de ter feito todo esse procedimento, o sistema informará se você obteve sucesso ou não no processamento dos dados.

O que você precisa saber sobre o IPVA

É muito importante lembrar que, caso você tenha alguma pendência em aberto com governo do Estado, você não conseguirá resgatar os créditos. Porém depois de quitar esse débito, automaticamente o sistema abrirá as portas, para que você possa usufruir dessa parcela de impostos devolvida ao consumidor.

Outro ponto a ser destacado, é que está opção só estará disponível para todos os beneficiados desse programa no mês de outubro. Portanto não adiantará em nada você ficar insistindo de todas as formas, em usar esse seu saldo para abater no valor do IPVA, em qualquer outro mês que não seja outubro.

Uma boa dica é: aproveite para acumular seu saldo enquanto o mês de outubro não chega. Quanto mais acumular, maior será o desconto no valor do seu IPVA.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, ou algum detalhe deste procedimento não deu certo, não se preocupe. Provavelmente você deve ter pulado ou errado algum desses processos, isso é bem comum de acontecer. Então, comece de novo, volte para o Passo 1 e tente mais uma vez, desde o início. Com certeza você obterá sucesso desta vez.

O importante é, com calma, conseguir resgatar esses seus créditos, afinal é algo em que você tem direito e será benéfico também. É como se seu dinheiro, ou apenas uma pequena parcela dele, estivesse voltando pra suas mãos.

Essas foram as orientações para você transferir os créditos da Nota Fiscal Pta para o IPVA. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

2 comentários em “Como transferir os créditos da Nota Paulista para o IPVA

  • 2 de agosto de 2017 em 20:06
    Permalink

    Oie queria sabe mas ou menos q dia q vai ser liberado á nota fiscal paulista pq já tá calculado só faltar liberar

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *